Canela, Gramado e Região

Centrais aprovam reajuste para Piso Regional 2016 e definem manifestação

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS) promoveu encontro com as demais centrais sindicais e com o Dieese, nesta quarta-feira (7/10), a fim de aprovar o reajuste que será negociado com o Governo do Estado para atualizar o Piso Regional de 2016. Os dirigentes definiram o índice com base na estratégia de análise adotada todos os anos que leva em conta a estimativa do reajuste do Salário Mínimo Nacional previsto para vigorar a partir do próximo 1º de janeiro e a diferença entre a relação do menor piso e o salário mínimo vigente entre 2002 a 2004 e em 2015. Além do reajuste será solicitada inclusão de novas categorias e alterações de faixas.

A assessoria da CTB busca, agora, uma agenda com o secretário do Trabalho, Miki Breier, para entregar a pauta das centrais. A data ainda não foi definida, mas deve ocorrer em breve, visto que o assunto é tratado com urgência pelos dirigentes sindicais. Também está prevista uma reunião com o governador do Estado, José Ivo Sartori.

Centrais farão manifestação no aeroporto Salgado Filho, na próxima terça

Durante mesma reunião, as centrais definiram que será feita manifestação contra a emenda que altera a Medida Provisória 680/15, do Programa de Proteção ao Emprego (PPE). O texto incluído na MP, recentemente, possibilita que acordos feitos por sindicatos possam prevalecer sobre a legislação, o que na prática anularia a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

A mobilização para que a emenda não seja aprovada na Câmara acontecerá em vários estados culminando com um grande ato em Brasília na próxima quarta-feira. Em Porto Alegre, ficou definido que na terça-feira (13/10), a partir das 5h da manhã, horário em que a maioria dos deputados federais gaúchos embarca a Brasília, as centrais farão panfletagem no Aeroporto Salgado Filho a fim de conscientizar os parlamentares e sociedade dos malefícios que o texto, caso seja aprovado, trará aos trabalhadores brasileiros. Texto: Aline Vargas/CTB-RS